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Como manter a rentabilidade dos postos de combustíveis o ano todo?

A sazonalidade nos postos de combustíveis e lojas de conveniência é um desafio recorrente para os seus gestores. As oscilações na demanda, influenciadas por fatores como férias, clima, política e mudanças econômicas, podem afetar diretamente o faturamento. No entanto, com estratégias bem planejadas, é possível manter a rentabilidade ao longo do ano.

Como manter a rentabilidade dos postos de combustíveis o ano todo?

Vamos juntos descobrir como é possível lidar com a sazonalidade no segmento da revenda de combustíveis para manter a rentabilidade o ano todo fazendo uso de estratégias inteligentes, inovadoras e bem planejadas que irão focar na estabilidade financeira ao longo de 12 meses, mantendo assim, um volume de vendas lucrativo mesmo nos meses de menor movimento.

Rentabilidade está diretamente ligada a compreensão da sazonalidade do seu negócio

O consumo de combustíveis, serviços automotivos e produtos da loja de conveniência podem variar de acordo com fatores como:

  • Feriados e períodos de férias: Aumenta o fluxo de veículos e a demanda por combustíveis.
  • Condições climáticas: Chuvas intensas podem reduzir a circulação de veículos.
  • Preço dos combustíveis: Oscilações nos preços influenciam o comportamento do consumidor.
  • Fatores econômicos: Inflação, pacote econômico e poder de compra impactam diretamente o consumo.
  • Política interna e externa: Fatores políticos impactam a economia, o estilo de vida e de consumo. Num mundo globalizado, políticas nacionais e internacionais podem sim, interferir no seu negócio.

Portanto, identificar esses padrões ajuda a planejar melhor as estratégias de venda e o controle de estoque focando na rentabilidade dos períodos de sazonalidade.

Estratégias para minimizar os impactos da sazonalidade

Planejamento de Estoque Inteligente

Um dos maiores desafios enfrentados pelos postos de combustíveis e lojas de conveniência para manter a rentabilidade o ano todo pode ser o equilíbrio do estoque para evitar desperdícios e falta de produtos ou serviços. Algumas boas práticas para você analisar são:

  • Monitorar o histórico de vendas para prever demandas sazonais.
  • Negociar com fornecedores para flexibilizar prazos de entrega.
  • Ajustar os pedidos conforme as previsões de alta ou baixa demanda.
  • Apostar na diversificação de produtos e serviços para aumentar o ticket médio.
  • Ter um sistema ERP que ajude no gerenciamento do seu estoque em tempo real.

Programa de fidelidade, promoções e combos

Fidelizar clientes é essencial para manter o fluxo constante de vendas. Algumas estratégias que pode considerar eficazes estão listada a seguir:

  • Criar programas de pontos para incentivar a recompra ou aderir aos programas de fidelidade, promoções e combos fornecidos pela sua bandeira.
  • Oferecer descontos progressivos em períodos de menor movimento.
  • Utilizar cupons digitais ou físicos para clientes cadastrados.
  • Promover campanhas sazonais, como descontos em abastecimentos maiores.
  • Usar landing pages ou redes sociais para divulgar promoções e fazer captura de leads.

Diversidade de produtos e serviços

Para reduzir a dependência da venda de combustíveis, muitos postos estão investindo em serviços adicionais. Algumas opções incluem:

  • Lojas de conveniência com mix de produtos diversificado e entregas por aplicativos de delivery.
  • Lavagem automotiva e serviços de estética veicular.
  • Parcelamento no pagamento dos produtos e serviços oferecidos.
  • Atendimento 24h para o posto e a conveniência.
  • Lojas de segmentos variados ao lado da conveniência, caso esteja de acordo com a legislação vigente no local.

Campanhas de marketing

Utilizar campanhas de marketing para divulgar promoções, produtos ou serviços, pode ser um diferencial na hora de atrair clientes em momentos de baixa demanda. Comunicar-se com seu público é essencial para que todos saibam o que está oferecendo em um dado momento. Para isso, foque na rentabilidade da sua operação mantendo e conquistando novos clientes. Aqui listamos algumas ações que podem alavancar negócios:

  • Promoções e combos personalizados com base no histórico de consumo.
  • Programa de fidelidade para incentivar a recorrência de compras.
  • Ações sazonais, como descontos para motoristas de aplicativos, caminhões ou um determinado público com temática comemorativa.
  • Ofereça serviços adicionais sempre que o cliente estiver em espera “forçada”.
  • O “cliente da vez” ganha alguma recompensa ou desconto no valor da sua compra.
  • Mantenha o marketing de relacionamento ativo na sua pista ao fazer surpresas como limpeza de vidros, verificação da água do radiador e/ou calibragem de pneus, sem custos adicionais.

Operação automatizada com ERP completo

Um sistema ERP especializado em postos de combustíveis, como o b2click GAS, permite um controle mais preciso do seu negócio porque irá auxiliar muito além da rentabilidade da sua operação.

  • Relatórios financeiros detalhados para identificar padrões de sazonalidade.
  • Automatização contábil, fiscal e financeira, reduzindo riscos, erros e retrabalho.
  • Gestão de estoque em tempo real para evitar perdas, desperdícios, faltas ou excessos de produtos.
  • Fechamento de balanço é significativamente mais rápido o que permite ações mais assertivas.
  • A automatização reduz o risco de erros, garantindo a precisão dos dados.
  • Tenha uma visão completa da saúde financeira da empresa.
  • A empresa fica em dia com as obrigações legais e fiscais ao ter contábil, fiscal e financeiros nativos no mesmo sistema.
  • Informações e dados que pautam as tomadas de decisões estratégicas.

Otimização dos custos operacionais

Reduzir custos desnecessários pode aliviar o impacto da sazonalidade. Algumas medidas eficientes podem ser tomadas pautadas em dados que o seu ERP irá fornecer. Por isso, a escolha de uma solução completa, ágil e segura, como o b2click pode fazer toda a diferença quando estiver pensando em estratégias de longo prazo para manter ou aumentar a rentabilidade que precisam de informações variadas de períodos diversos.

Um breve resumo dos principais pontos que foram tratados até agora!

EstratégiaBenefício
Controle de estoque automatizadoEvita desperdícios e falta de produtos
Diversificação de serviçosAumenta a receita em momentos de baixa demanda
ERP para gestão contábil, fiscal e financeiraReduz erros e melhora o planejamento
Campanhas de marketing sazonaisAumenta a fidelização de clientes
Redução de custos operacionaisMaximiza a margem de lucro

A sazonalidade em postos de combustíveis e lojas de conveniência é um fator inevitável, mas pode ser controlada com estratégias adequadas. Investir em tecnologia, diversificação de serviços e uma gestão financeira eficiente são formas eficazes de manter a rentabilidade ao longo do ano.

Empresas que utilizam sistemas de gerenciamento de recursos empresarias (ERP) tem de maneira acessível as previsões de oscilações de consumo, podendo assim, investir em marketing, reduzir custos, rever a sua “rota” e tomar decisões mais assertivas. Portanto, preparar-se para os desafios sazonais é essencial para garantir o crescimento sustentável do seu negócio. E nesse momento, a Redesoft, pode caminhar ao seu lado. Gerencie a sua sazonalidade e mantenha sua rentabilidade de maneira descomplicada com o b2click.

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Fonte de imagem: Designed by macrovector / Freepik

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